O campo de batalha do futuro será muito diferente das guerras travadas até aqui. Ameaças emergentes e tecnologias avançadas estão mudando a natureza da guerra, e a próxima geração de veículos blindados de combate deverá ser capaz de operar em uma variedade de ambientes para continuar a ser eficaz.
À medida que os conflitos se tornam cada vez mais não convencionais e surgem ameaças híbridas, as forças blindadas devem estar à altura da ocasião com maior agilidade, adaptabilidade e resiliência. Os veículos blindados do futuro precisarão navegar em diversos ambientes, desde extensas paisagens urbanas até terrenos acidentados, ao mesmo tempo, em que combatem as táticas assimétricas empregadas pelos adversários. É dentro desse cenário em rápida evolução que uma mudança de paradigma na guerra blindada é imperativa para responder efetivamente a esses desafios dinâmicos e em evolução.
No cenário tumultuado da guerra, os veículos blindados continuam sendo um recurso indispensável, incorporando o epítome do poder, resiliência e superioridade tática. Sua combinação incomparável de poder de fogo devastador, armadura impenetrável e mobilidade inigualável solidifica seu papel como vanguarda da guerra blindada. À medida que os avanços tecnológicos continuam a remodelar o campo de batalha, os blindados vão evoluir ainda mais, ultrapassando os limites da inovação e continuando a dominar os campos de batalha do futuro. Neste cenário em constante mudança, o poder imparável dos blindados continuará a moldar o destino dos conflitos, garantindo a vitória para aqueles que dominarem seu formidável poder.
Embora a busca por tecnologia de ponta impulsione o futuro da guerra blindada, a modernização das frotas existentes também é crucial para permanecer operacionalmente relevante. Ao atualizar os sistemas legados, as forças blindadas podem obter melhor desempenho, interoperabilidade e sustentabilidade. Países, em todo o mundo, estão buscando ativamente iniciativas de modernização que envolvem a integração de tecnologias modernas, sistemas de comunicação e blindagem modular, transformando assim seus veículos blindados antigos para atender às demandas da guerra futura.
O tema central desta edição da BRAVS é “Horizonte Blindado: Moldando o Campo de Batalha do Amanhã”, sintetizando a busca coletiva de vislumbrar um futuro onde as forças blindadas desempenham um papel decisivo no campo de batalha.
O evento, do tipo seminário híbrido, explora o cenário em evolução da guerra blindada, as inovações tecnológicas, os impactos das tecnologias disruptivas nos veículos, a modernização de sistemas legados, os desafios logísticos, o futuro da guerra blindada, aquisição de veículos blindados e cooperação industrial nessa conexão do Tomorrow Forces.leia mais...